Jogador nº 1 - Ernest Cline

sábado, 3 de agosto de 2013
Editora: Leya
Ano: 2012
Páginas: 464
Autor: Ernest Cline
Título original: Ready  player one
Nota: B+

"Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade.
Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna.
Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.
A vida, os perigos, e o amor agora estão mais reais do que nunca."



 A trama se passa em um futuro não tão distante mas com uma vida bem diferente, onde as pessoas passam a maior parte do tempo vivendo online. Então você me pergunta: "Diferente? E já não é assim?" Mas não estou falando de ficar horas e horas no twitter e facebook e sim de realmente viver online, em um universo virtual, estudar, trabalhar, comprar tudo, fingir que você é lindo e rico, enquanto na vida real você provavelmente é um miserável. Aliás é assim na vida real, os humanos vivem uma pobreza e acham consolo no mundo virtual do OASIS.
 Na primeira vez que vi o livro, o que me chamou a atenção foi a capa que estava escrito "o novo matrix", como eu amo o filme achei que o livro seria ótimo, então eu li a sinopse e vi que era sobre video-game e fiquei na dúvida, enrolei pra ler mas quando peguei mesmo nem via o tempo passar. 
 James Halliday, criador do OASIS, bilionário, gênio, nada social e adorador dos anos 80; é com ele que tudo se inicia. Após seu falecimento e por não ter herdeiro, ele lança um mega desafio, quem encontrasse O Ovo receberia toda a sua fortuna e claro, começa uma disputa, todo mundo começa a estudar sobre os anos 80, a moda, os filmes, tudo volta a virar moda. 
 Anos se passam e nada, ninguém encontrou nenhuma chave, nenhuma dica, nenhum ovo. Mesmo assim nosso protagonista Wade, que tem o nome 'Parzival' no avatar, insiste e acaba encontrando a primeira chave com a dica. Agora ele é o jogador mais famoso do OASIS e um alvo para Os Seis (uma companhia que quer achar o Ovo e dominar o OASIS e que vai fazer qualquer coisa para encontrar, mesmo que tenha que levar o perigo pra vida real dos jogadores). 
 A história é viciante mesmo que você não saiba nada sobre os anos 80, ele vai te explicar ou citar exemplos, claro que deve ser muito mais divertido pra quem viveu essa época. Só o que eu tenho pra falar é: LEIA! Nem os momentos 'offline' são chatos, talvez as únicas partes que de pra achar entediante sejam quando o Wade explica tudo sobre a vida do J. Halliday mas passa rápido e quando chegar a batalha contra Os Seis, você vai até esquecer de respirar. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião ^-^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...